Não é só no grupo de risco de Coronavírus e de doenças crônicas que estão as pessoas de idade avançada. Infelizmente, os golpes bancários em idosos estão entre as modalidades criminosas que mais cresceram no Brasil em 2020.
Os dados são da Federação Brasileira dos Bancos – a Febraban, que registrou um aumento de 60% nas tentativas de golpes bancários contra idosos, principalmente durante a pandemia e a quarentena, quando houve um aumento incalculável de operações bancárias digitais – feitas pelo celular.
Os idosos, que muitas vezes não possuem experiência para lidar com a tecnologia, tornaram-se os alvos preferidos das quadrilhas especializadas em golpes bancários.
Além de investir R$ 2 bilhões em segurança, as instituições financeiras estão intensificando campanhas de orientação para evitar esses golpes contra nossos idosos. Separamos para vocês as principais informações e dicas para se proteger ou ajudar os idosos da sua família a se prevenirem de crimes financeiros.
Nunca forneça dados pessoais
Segundo a Febraban e a polícia, as quadrilhas utilizam as ferramentas digitais, incluindo as redes sociais, para se aproximarem dos idosos e fazerem manobras psicológicas no intuito de obter algum dado sigiloso e confidencial que possa ser útil para um golpe.
Cuidado redobrado com as senhas
Aproximadamente 70% das tentativas de fraudes bancárias contra idosos ocorrem no ato de obter a senha dos cartões que movimentam as contas, segundo a Comissão Executiva de Prevenção da Federação dos Bancos.
Os criminosos se aproveitam da ingenuidade dos idosos e se oferecem para “ajudar” a finalizar uma compra pela internet ou fazer uma transação bancária, por exemplo.
Golpes bancários em idosos por telefone
Os idosos têm notado um aumento exagerado nas ligações de instituições financeiras oferecendo serviços bancários, em geral crédito consignado. Entre essas pessoas estão estelionatários que se fazem passar por gerentes do banco do idoso, dizendo que precisam confirmar alguns dados pessoais por questão de segurança.
Por isso, nunca forneça nenhum dado sobre cartão de crédito, CPF, nome completo, conta corrente ou banco por telefone ou pela internet.
Golpe da falsa transferência
Neste caso, um falso funcionário do banco liga para pedir para o idoso fazer uma transferência no intuito de realizar um teste, porém é importante ressaltar que os bancos nunca fazem ligações para os clientes realizarem transações.
Golpes com links e sites falsos
Neste período de quarentena, os bancos perceberam que houve um aumento de mais de 80% nas tentativas de golpes bancários em idosos pela internet, com o envio de sites falsos, links maliciosos, e-mails e outros tipos de phishing, na tentativa de obter os dados do cartão e/ou senha dos idosos. É preciso suspeitar de todos os links!
Golpe do falso motoboy
Segundo a Febraban, o golpe do falso motoboy cresceu mais de 60% durante o isolamento social por causa da Covid-19. Neste caso, o idoso é informado que o banco precisa do cartão para verificação de transações suspeitas.
Com o consentimento do idoso, um motoboy vai até a residência buscar o cartão e ainda orienta o idoso a destruir o cartão, como uma “prova” de segurança. Só que o chip fica intacto e acaba sendo usado para a realização de compras.
Orientações gerais da Febraban para golpes bancários em idosos
· Em hipótese nenhuma compartilhe a sua senha com outra pessoa;
· Os bancos não pedem dados do cartão e senha por telefone;
· Nunca o banco envia um funcionário para recolher o cartão bancário de um cliente;
· Os bancos não solicitam que os clientes façam qualquer tipo de transação por telefone;
· Em qualquer caso que envolva seu cartão, ligue diretamente para o telefone que está no verso do cartão ou procure a agência bancária;
· Se receber e-mail, SMS ou outros links que parecem ser do banco, delete o link e telefone para o gerente.
Seguindo essas orientações básicas, o idoso fica mais protegido e evita ser vítima de quadrilhas e pessoas mal-intencionadas.
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